sábado, 14 de fevereiro de 2009

"A Insustentável Leveza do Ser"

Com cada livro que li construir uma história. Elas são diversificada, às vezes eu me envolvo demais e outras vezes me decepciono. “O Mulato” de Aluísio Azevedo, por exemplo, foi uma história forçada, pra fazer a prova do vestibular, mas no final acabamos virando amigos, aquele final deixa qualquer pessoa mais emotiva e por isso o perdoei. “O doce veneno do escorpião” foi uma história enojada, meus princípios não conseguiram compreender como ela vulgarizava tanto corpo e sem nenhuma culpa. Ainda hoje me embrulha o estômago imaginado ela fazendo sexo com "8" homens ao mesmo tempo.

Também tem as histórias de amor e ódio. A de amor vivi com "Depois daquela viagem" de Valéria Polizzi, o que explica eu já te lido ele umas três vezes e em todas ter chorado (Como sou bobinha!!!). A de ódio foi com "A arte da Guerra" de Sun Tzu, que decepção!!!!!

As histórias são infinitas, não é a toa que meu apelido é traça de papel, mas meu objetivo com essa postagem é relatar minha história com "A insustentável Leveza do Ser" de Milan Kundera.

Tudo começou em uma noite...Sabe aqueles dia que você se pergunta que é você? o que quer da vida? o que estou vivendo vale a pena? Resumindo, crise de identidade. Mas naquela noite encontrei um dos meus amigos disponíveis pra ouvir todos os meus lamentos (coitado!!!), falei pelos cotovelos, como sempre . Meu amigo ouviu tudo e simplesmente me indicou esse livro.

__Como assim???

__Pois é, ele tem esse diferencial, nunca concorda ou discorda com minhas lamurias, às vezes ele fica calado, não responde nada e outras me indica coisas pra ler.

Saindo dali fiquei pensativa sobre o que esse livro tinha de especial, ou como ele poderia me ajudar a sair da crise. Comentei com algumas pessoas sobre o livro e foi quando a Rubi me disse:

__Já li 10 vezes.

__Como???

__Isso mesmo, 10 vezes.

O livro deveria ser expcional. Então decidi que deveria ler o dito livro. Conseguir baixar pela net, e iniciei a leitura, porém faltava algo, aquele folhear , o cheiro do papel, o fechar os olhos e imaginar a história em tempo real, tudo que adoro fazer. Resolvi comprar o livro e depois de alguns meses "A insustentável Leveza do Ser" chegou em minhas mãos e de cara já enfrentou um problema, ou seja, entrar na fila das incontáveis leituras obrigatórias da faculdade.

A semana passada resolvi deixar tudo de lado e ler Kundera e confesso que foi uma das mais gostosas leituras que já fiz. O autor é fabuloso ao narra a história dos 4 personagens, as vezes acreditamos que são 5 pessoas, pois Milan Kundera com eloquência de suas palavras se envolve literalmente na história. O texto é todo marcado por trechos que nos identificam, talvez eu tenha entendido por que gosto tanto de ficar diante do espelho (Hehehhe). Contudo a essência do livro é você entende como é a leveza e o peso do ser.

Com esse livro vivi uma história inesquecível, e concerteza Kundera me proporcionará muitas outras. Sem mais considerações, pois essa postagem também é uma indicação e vocês não querem saber a história do livro, ?Deixo apenas um trecho...

O sonho não é apenas uma comunicação é também uma atividade estética, um jogo da imaginação, e esse jogo tem em si mesmo um valor. O sonho é a prova que imaginar, sonhar com aquilo que não aconteceu, é uma das mais profundas necessidades do homem. Eis aí a razão do perigo pérfido que se esconde no sonho. (p. 60)

Que venha outras histórias!!!!


Nenhum comentário: