domingo, 5 de abril de 2009

Sobradinho

Eu olhava e não me cansava de olhar
e ao mesmo tempo começei a imaginar
que debaixo de tanta água
havia histórias pra lembrar.

Quatro cidades,
Remanso, Casa Nova, Sento Sé e Pilão Arcado
sairam de cena, foram engolidas pelas águas
em nome do desenvolvimento.

Ao meu lado a mulher chorava
e me contava que ali ela havia nascido e crescido.
Naquele espaço ela tinha lembranças
como todos temos,
um risco na parede;
um canto preferido;
a árvore de frente em casa,
a rua que levava a tantos lugares...

Acho que por mais que eu tenha me emocionado
em ver tanto água no meio do sertão
emoção maior era a daquela mulher
que via a água sobre sua história...



Debaixo d'água lá se vai a vida inteira
por cima da cachoeira a gaiola vai subir
vai ter barragem no salto do Sobradinho
e o povo vai se embora com medo de se afogar.

Sá e Guarabira

Nenhum comentário: