segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Palavras de uma Maisa para uma outra Maisa

Como definir a Maisa?

Definir, segundo o dono de todos os saberes, é explicar, esclarecer ou expor características e qualidades sobre algo ou alguém.

Então se definir resume-se nessas poucas palavras, como definir a Maisa?

Etimologicamente falando, diríamos que é uma pérola, oriunda de uma concha, descoberta no fundo do oceano e que vem ao mundo dos humanos para abrilhantar a vida das pessoas. Ganhar uma pérola é ter uma parte da perfeição da natureza.

Contudo a pérola que estamos tentando definir teve sua origem não nas águas salgadas do oceano e sim nas águas doce de um rio. Talvez a definição de Maisa se assemelhe a definição desse rio, ambos são fortes, resistentes aos obstáculos e mesmo com problemas, sempre estão prontos a servir e ajudar a todos que rodeiam suas margens.

Ela própria se define, como uma mulher com jeito de menina, meiga, sensível, que gosta de música, sol, poesia, uma Juazeirense de coração e uma professora por paixão.

Especialista em Educação como é definida pela Universidade do Estado da Bahia, também pode ser definida por humildes teóricos. Entre eles Duarte Junior que a define como a verdadeira expressão da arte, com sua beleza, seu encanto e seus mistérios e que para cada admirador revela um significado diferente. Álamo Pimentel diz que defini-la não cabe em um conceito, ela simplesmente marca presença nos caminhos que faz. Joaquim de Oliveira, a defini com uma semente que foi regada com muito amor e carinho e que na brisa do entardecer era enfeitiçada pelos mistérios de Niesteche e que hoje se tornou rosa exalando os conhecimentos que adquiriu.

E nós como definiríamos a Maisa?

Definiríamos como a professora que nos mostrou aos sete saberes da Educação, desvendou os mistérios do que realmente move uma pesquisa, nos apresentou aos orixás, que nos fez olhar, amar, brincar, revoltar, enfim a docente que fica feliz com cada novo aprendizado dessa jovem turma.

Mas também definiríamos a Maisa como a amiga, companheira que dividiu conosco suas alegrias, suas tristezas, frustrações e sonhos.

As palavras que existem nesse mundo terreno são poucas pra tentarmos definir a Maisa e mesmo que passassemos dias escrevendo não conseguiríamos encontrar uma definição perfeita, mas, ao mesmo tempo em que tentamos defini-la, ela mesmo se define para nós com a simplicidade de seus gestos e com a humildade de suas palavras.

Lembraremos sempre dessa pérola dizendo sempre aquela famosa frase: “O que seria de nós sem você”, e ao mesmo tempo pensamos o que seria de nós sem a sua passagem em nossas vidas.

Ps. Texto feito pra homenagear a professora Maisa, que transcedeu a relação professora x aluna, e se tornou uma amizade.


Nenhum comentário: