segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Cadê o final feliz?

Essa noite tive vários sonhos com o final da novela "Mulheres apaixonadas".

__ Hehehe, tá assistindo novela demais!!!

__É, mais está acabando a aulas já voltam.

Bom voltando ao sonho... as novelas de Manoel Carlos sempre me encantaram por seu romantismo e a delicadeza como ele que trata coisas polêmicas da nossa sociedade, nessa novela especificamente ele abordou vários, entre eles o de duas lésbicas, o de um padre que abandonou a batina pra viver um amor, o de uma mulher que amava demais, ou melhor, que era obcecada pelo companheiro, o de um marido violento e de um amor entre um adolescente e uma mulher mais velha. Quem não lembra da Raquel com seu marido problemático e o Fred? O triângulo amoroso que deu muito que falar.

No último dia da novela estava milhões de expectadores a espera do final de Fred e Raquel. Manoel Carlos poderia ter atendido ao pedido de milhões de brasileiros e ter deixado os dois ficarem juntos e aquela coisa toda de final de novela. Contudo ele surpreendeu a todos com a morte trágica do Fred. Recordo-me que só não chorei mais do que quando assistir ao filme Titanic.

Cadê o final feliz que estávamos esperando? Não teve, e isso foi o que deixo milhares de olhos tristes em frente à TV, ainda mais quando a Raquel revelou a todos que eles tinham vivido uma linda história de amor e que parte dele está dentro dela em forma de um filho.

Novamente o clamor foi geral, mas por que o autor não os deixou juntos? Passei tempos sem entender, mas agora já vejo de uma outra forma. Tudo era uma ficção, mas aproximando da realidade não é sempre que temos finais felizes. Li uma vez que felicidade não existe e sim momentos felizes. Quando os finais felizes não acontecem ficamos tristes, mas na verdade sabemos que esses finais são a realidade de muitos.

Manoel Carlos poderia ter deixado o casal juntos, mas quem poderia dizer se eles iriam ser felizes pra sempre? Se a diferença de idade não iria desgastar a relação? Se ele iria encontrar alguém mais jovem? ....Um monte de interrogações que ninguém poderia responder. Outro ponto seria que se o autor os deixasse juntos estaria fazendo o que as pessoas queria, e nem tudo é tão simples assim. Se tudo que queremos acontecesse , não existiria tantos guerras mundo afora.

A ficção numa parte é bom por que nos permite sonhar e acreditar em finais felizes. Quando Manoel Carlos permitiu que a Camila , personagem de Laços de Família vivesse, encheu muitas pessoas de esperança, era como se a cura do câncer estivesse próximo, pena que não estava ou se não, até hoje mainha estaria aqui comigo.




Nenhum comentário: