terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O Complexo dos Contos de Fadas

Na busca por uma fundamentação teórica pra fazer meu projeto de estágio li "O que é Literatura Infantil?" de Lígia Cademartori. Um livro pequeno, gostoso de ler e com muitas abordagens interessantes, uma delas diz respeito aos complexos criados pelos contos de fadas. Quem lembra de Freud e o seu Complexo de Édipo? Pois bem, a partir da análise psicanalista de Freud criaram seus descendentes, o Complexo da Cinderela e do Peter Pan.

Como o livro não entrava em detalhes sobres os Complexos resolvi buscar no Santo Google as respostas pra minhas inquietações.

O Complexo da Cinderela é na verdade um desvio psicológico que causa a sensação de dependência de forças masculinas externas. É como se a mulher esperasse, nem sempre tão paciente quanto às princesas dos contos de fada, a chegada do seu príncipe encantado, do homem que a libertará de todos os seus problemas. Basicamente, a mulher com o complexo de Cinderela busca uma fuga no sexo masculino. Sem, contudo, deixar de buscar sua liberdade e auto-afirmação: isso faz com que a mulher sinta-se angustiada e dividida. A mulher com o complexo, acredita que o bem está nela e as outras pessoas que são más. Sente a necessidade de ser a mais bonita, a mais inteligente e a mais sensual das mulheres, porque somente assim ela conseguirá atrair o olhar do homem-príncipe. Como cantou Rita Lee "Toda mulher quer ser amada/ Toda mulher quer ser feliz/ Toda mulher se faz de coitada/ Toda mulher é meio Leila Diniz” resumindo o que acomete muitas mulheres com o Complexo da Cinderela.

É necessário deixar claro que o complexo não é uma doença. Os sintomas podem se apresentar em qualquer fase da vida adulta de uma mulher, mesmo que ela não tenha desenvolvido uma propensão a outros distúrbios

Já o Complexo de Peter Pan é a versão masculina da síndrome. É aquele menino que vira homem, mas que só vive o aqui e o agora, só quer aventuras e tem a necessidade de mostrar o seu poder. Por isso, nada impede do "homem Peter Pan" ser bem sucedido, mas ele adora sair e gastar com os prazeres da vida. Para ele, o relacionamento com uma mulher é uma grande brincadeira.

Pessoal se vocês conhecem alguma "Cinderela" perdida por ai, a melhor solução segundo Colette Dowling, escritora do livro “Complexo de Cinderela”, é buscar as respostas em você mesma. Procurar em si os meios de construir a sua própria felicidade, focada em objetivos e pessoas reais, ou seja, deixar de procurar seus príncipes encantados.



http://territoriofeminino.blogtv.uol.com.br/2008/07/24/complexo-de-cinderela-o-que-e



Nenhum comentário: